Kangendô
A 1ª instituição do Brasil a oferecer formação completa em Acupuntura Japonesa
A KANGENDÔ, fundada por Sensei Valério Lima com base em mais de duas décadas de experiência em terapias orientais, é uma instituição pioneira no Brasil. Com mais de 2 mil alunos formados em cursos como shiatsu Kangendô, reiki e acupuntura japonesa, além de ter atendido mais de 5 mil pacientes em sessões terapêuticas, destaca-se por sua abordagem inovadora. A escola é reconhecida por oferecer a primeira formação completa em Acupuntura Japonesa no país, assim como pela introdução da metodologia tradicional japonesa de Reiki. Suas parcerias internacionais e linhagem direta com os mestres originais do Reiki de Mikao Usui a colocam em posição de destaque no cenário das terapias orientais.
Origem da palavra KANGENDÔ
A palavra KANGENDÔ possui sua origem nos ideogramas da escrita japonesa. O KANJI para KAN significa CASA. GEN traduz a ideia de FONTE ou ORIGEM, no sentido de algo original e natural. DÔ significa caminho, disciplina, treinamento, assim como uma filosofia de vida. Ou seja, KANGENDÔ pode ser traduzido como O CAMINHO DE VOLTA PARA CASA ou O CAMINHO DE VOLTA PARA O ESTADO ORIGINAL. Na filosofia oriental, voltar-se para a origem é retornar ao estado natural, que é primordialmente um estado de equilíbrio e harmonia. É encontrar o seu centro, a sua estabilidade física, mental, emocional e espiritual.
O logotipo da KANGENDÔ reforça a filosofia e a proposta da escola, representadas por dois símbolos importantes do Japão, o Tori e o Sol, que remetem ao consciente e ao inconsciente. O Tori é um portal que simboliza a separação do plano mundano para o plano sagrado. Ou seja, passar pelo Tori é o mesmo que ir ao encontro sua essência e ligação com a natureza. O Sol dá uma ideia muito ampla e vasta, simbolizando o estado de claridade e iluminação da mente e da consciência. Com isso, a escola reforça o seu objetivo de transformar pessoas para que elas encontrem o seu propósito de vida, por meio do despertar da consciência e realinhamento integral do ser: corpo, mente e espírito.
Sensei Valério Lima
Fundador
Sensei Valério Lima é um renomado especialista em terapias japonesas e medicina oriental, com mais de duas décadas de experiência. Ele é diretor e professor do primeiro curso de pós-graduação em Acupuntura Japonesa do Brasil, criador do método de shiatsu da Kangendô, e ministra cursos em todo o Brasil e países da América Latina e América do Sul. Valério é também especialista em técnicas de acupuntura japonesa e moxaterapia Okyu, certificado pela Associação Hari do Brasil, e possui formações diversas, incluindo agulhamento indolor do estilo de Wachi Sugiyama e terapia de meridiano. Sua expertise foi reconhecida internacionalmente no Congresso Internacional de Acupuntura e Moxabustão da WFAS, em Tsukuba, Japão, em 2016.